Conheça

Preparando
Cidadãos do Futuro

Conheça a nova Visão Educacional do CBR

No Colégio Bom Retiro (CBR), acreditamos que a educação do século XXI precisa iralém das abordagens tradicionais, respondendo às demandas de um mundo emconstante transformação. Nossa visão educacional é baseada na Educação 360º, um modelo que prepara nossos alunos para os desafios do mundo 4.0,incorporando os princípios de Life Long Learning e Cyber Educação. Essa abordagem não só responde às mudanças tecnológicas e sociais, mas tambémmolda cidadãos preparados para enfrentar um futuro globalizado, interconectadoe sustentável.

Além disso, na Educação 360º, valorizamos profundamente o respeito à individualidade do aluno, levando em consideração seu contexto social, cultural e familiar. Cada estudante é visto como único, com suas próprias necessidades, interesses e potencialidades. Trabalhamos para desenvolver o protagonismo decada aluno, incentivando-o a assumir um papel ativo em seu próprio processo deaprendizagem, ao mesmo tempo em que cultivamos a importância da coletividade no ambiente escolar. Isso garante que o aprendizado seja não apenas relevante e personalizado, mas também que fortaleça a capacidade dos alunos decontribuir positivamente para a comunidade à qual pertencem.

O Mundo 4.0 e o Life Long Learning
Vivemos na era da Quarta Revolução Industrial, onde as tecnologias avançadas,como inteligência artificial, internet das coisas e big data, estão transformando a forma como vivemos e trabalhamos. Nesse contexto, a Educação 360º do CBR é projetada para capacitar nossos alunos com as **habilidades múltiplas** necessárias para prosperar em um mundo onde a aprendizagem contínua, ou**Life Long Learning**, é essencial. No CBR, acreditamos que o aprendizado não se limita aos anos escolares; é um processo contínuo que acompanha o indivíduo ao longo de toda a sua vida. A Educação 360º fomenta essa mentalidade, incentivando a curiosidade, o pensamento crítico e a adaptação às novas realidades. Nossos alunos são preparados para serem aprendizes ao longo da vida, capazes de se adaptar anovas tecnologias e ambientes de trabalho em constante evolução.

Cyber Educação: Navegando no Mundo Digital
O impacto das tecnologias digitais é inegável. Elas mudaram a forma como nos comunicamos, aprendemos e interagimos com o mundo. A **Cyber Educação** éum componente essencial da Educação 360º do CBR, garantindo que nossos alunos sejam não apenas consumidores, mas também criadores e gestores conscientes dessas tecnologias. Ensinamos nossos alunos a navegar de forma segura e éticano mundo digital, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico e literacia digital. Além disso, a Cyber Educação no CBR vai além do uso de ferramentas tecnológicas. Ela envolve a compreensão do impacto dessas tecnologias nasociedade, a promoção de uma cidadania digital responsável e a preparação paraos desafios éticos e sociais que surgem com o avanço tecnológico.

Os 4 eixos Educacionais

Os 4 eixos educacionais são componentes centrais na proposta pedagógica da Educação 360º do Colégio Bom Retiro (CBR). Esses eixos estruturam o currículo e asatividades educativas, garantindo uma formação integrada e interdisciplinar para os alunos. Cada eixo é projetado para desenvolver habilidades e competênciasessenciais para o século XXI. A seguir, estão os 4 eixos educacionais:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
4 Eixos Educacionais

Os 4 Eixos Educacionais

A Educação 360º do CBR é estruturada em quatro eixos fundamentais, cada um focado em desenvolver habilidades e competências essenciais para o século XXI:

1. Desenvolvimento de Múltiplas Habilidades;

Este eixo foca no desenvolvimento tanto de soft skills quanto de hard skills. As soft skills, como a inteligência emocional, comunicação, trabalho em equipe e resiliência, são cultivadas para que os alunos possam interagir de forma eficaz em qualquer ambiente. As hard skills, como o domínio de tecnologias, o pensamento analítico e a capacidade de resolver problemas complexos, são desenvolvidas através de atividades interdisciplinares que integram diversas áreas do conhecimento. Nossos alunos são encorajados a aplicar o que aprendem em diferentes contextos, preparando-se para os desafios complexos do mundo moderno.

2. Estudo de Línguas e Culturas Globais;

Em um mundo cada vez mais globalizado, o domínio de múltiplas línguas e a compreensão de diferentes culturas são essenciais. O CBR oferece uma educação que valoriza o multiculturalismo e prepara os alunos para serem cidadãos globais, capazes de comunicar-se eficazmente e de compreender e respeitar as diversidades culturais.

3.Cidadania e Sustentabilidade;

A formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade é um dos pilares centrais da Educação 360º no CBR. Este eixo não se limita a ensinar sobre os desafios ambientais e sociais, mas vai além, ao capacitar nossos alunos a criar soluções criativas e inovadoras que possam efetivamente transformar o futuro. Encorajamos os estudantes a pensar criticamente sobre os problemas que afetam suas comunidades e o mundo em geral, promovendo a ideia de que todos têm o poder e a responsabilidade de influenciar positivamente o ambiente urbano e sócio-cultural em que vivem.

4.Interdisciplinaridade;

A interdisciplinaridade é um princípio central na proposta pedagógica da Educação 360º do CBR, e desempenha um papel crucial no processo de ensino e aprendizagem. Ao integrar diferentes disciplinas e áreas do conhecimento, a interdisciplinaridade permite que os alunos compreendam de forma mais holística os desafios e fenômenos do mundo moderno. Essa abordagem rompe com as barreiras tradicionais entre as disciplinas, incentivando uma visão mais ampla e conectada do aprendizado, onde os conhecimentos não são adquiridos de forma fragmentada, mas sim como parte de um todo coeso.